Sabe-se que o curso de graduação em Fonoaudiologia é caracterizado, nas faculdades e universidades do país, como pertencente à área da Saúde. No entanto, a formação profissional do(a) fonoaudiólogo(a) não se limita ao estudo do conhecimento técnico inerente à profissão. Ao contrário, o curso é um dos poucos que privilegiam o aluno com conteúdos provenientes das Ciências Biológicas, Biomédicas, Exatas e até Humanas, além das disciplinas de Fonoaudiologia. Utilizando um exemplo da área da Audiologia, o aluno precisa saber os procedimentos para a realização de uma Imitanciometria; no entanto, também necessita entender a antomofisiopatologia da audição, o funcionamento do imitanciômetro, o que os resultados obtidos significam e, não menos importante, é crucial que saiba tratar com o paciente, que não tem apenas o sentido da audição, mas diversas outras dimensões. Desta forma, o curso é completo: visa dar base ao discente para que seja um profissional competente e eficiente, mas também ético e capaz de realizar um atendimento humanizado.
Permitindo-me a parcialidade própria de um(a) aluno(a) de Fonoaudiologia, afirmo que desconheço algo mais gratificante que ter uma profissão ativa, que promova mudanças reais nas vidas daqueles que procuram o serviço. Ser fonoaudiólogo(a) é fazer a diferença dentro da sociedade na qual se está inserido. E não é, então, uma profissão da qual se orgulhar?
Thaïs Jacóe Soares, aluna do 7° semestre do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
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