Geral
Propagar conhecimentos sobre gestão, assessoria e consultoria na área da Fonoaudiologia Escolar/Educacional, determinantes de um processo de ensino e de aprendizagem formal comprometido com a responsabilidade social.
Específicos
Apreender e disseminar conceitos fundamentais para obtenção e manutenção de padrões comunicativos salutares;
Identificar estratégias de adaptação do contexto situacional, benéficas para instalação de arquétipos comunicativos otimizadores;
Promover educação em saúde comunicativa, através de conteúdos sensibilizadores, informativos e repletos de orientações pertinentes às vivências diárias;
Mobilizar responsáveis, discentes e comunidade para o processo de educação em saúde da comunicação humana;
Obter e gerar status de agentes multiplicadores de saúde;
Detectar precocemente a presença de alterações comunicativas, relacionadas à voz, linguagem, motricidade orofacial, deglutição e audição;
Propor estratégias interventivas, relativas a comunicação humana, a serem executadas/incorporadas no cotidiano;
Prevenir distúrbios da comunicação humana;
Gerir, coordenar, organizar e elaborar programas de saúde fonoaudiólogica escolar; e
Divulgar a atuação do fonoaudiólogo.
Público Alvo
Alunos e Graduados em Fonoaudiologia.
Calendário
Período de inscrições: Até 01 de outubro de 2011 ou enquanto houver vagas.
Período do curso: 8 de outubro a 12 de novembro de 2011.
INSCRIÇÕES: Clique AQUI e siga as instruções indicadas;
Confirmação de inscrição: Clique AQUI
Horário
8h às 12h e de 13h às 17h(Sábado)
Carga Horária
40h
Conteúdo Programático
UNIDADE I
SAÚDE, COMUNICAÇÃO E ESCOLA
O que é Comunicação? O que faz um fonoaudiólogo em minha escola?
A importância da comunicação nas relações sociais e educacionais
O aprender, o ensinar e a comunicação humana
A interdisciplinaridade na prática cotidiana
A importância do trabalho do Fonoaudiólogo Escolar para sociedade moderna
UNIDADE II
GESTÃO, ASSESSORIA E CONSULTORIA EM FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL/ESCOLAR
Diferenças entre: gerir, assessorar e dar consultoria
Papéis e funções assumidos pelo fonoaudiólogo dentro de uma instituição de ensino
Liderança
Formação de Equipes – Team Work – Net Work – Grupo X Agrupamento – Interdisciplinaridade
UNIDADE III
PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE/PREVENÇÃO NA FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL/ESCOLAR
Elaboração de Programas e Campanhas
Visão e Missão
Metas e Estratégias
Planos de Ação
Acompanhamento e Avaliação dos Resultados
Re-alinhamento do Programa
UNIDADE IV
A CARREIRA DO PROFISSIONAL FONOAUDIÓLOGO ESCOLAR: COMO GERIR?
Desenvolvimento de Habilidades e Competências
Metas e Estratégias Profissionais
Currículo e Mercado
Preparação para Entrevistas e Network
Marketing Pessoal e Etiqueta Profissional
UNIDADE V
ESTUDO DE CASO: PROVOZ no Combate ao Bicho Grito
Trabalhando com Projetos e Temas
PROVOZ: Programa de Saúde Vocal
Quem é o Bicho Grito?
Case: Análise
Sub-Projetos: O Grito do Bicho
Perspectivas e Horizontes no Campo da Fonoaudiologia Educacional/Escolar
Corpo Docente
Ellen Mara Nascimento Grangeiro
Possui graduação em Fonoaudiologia, com Bacharelado e Licenciatura pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1991); especialista em Fonoaudiologia - F1 pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina - UNIFESP/EPM (1992); especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa (2001); mestrado em Educação/Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC/SP (1999). Atualmente, é professora da Universidade de Fortaleza - UNIFOR no Curso de Graduação em Fonoaudiologia e assessora pedagógica da Divisão de Pós-Graduação desta IES. Ex-coordenadora da 1ª turma do Curso de Especialização em Fonoaudiologia Educacional da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e promoção da saúde comunicativa em escolas. Possui também certificação como Auditora Interna da Qualidade pela UNIFOR com Base na Norma ISO 19011:2002 - Curso da Série ISO 9001:2008, com amplo conhecimento em Gestão Educacional e treinamento pela SMART Technologies Inc. para uso do Software Smart Board (lousa interativa).
Vagas
30 Vagas
Forma de Pagamento
R$ 330,00 (trezentos e trinta reais).
À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD; imprima o boleto e
apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.
Certificado
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.
CLIQUE AQUI E VEJA AS INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE CURSOS DE EXTENSÃO
Informações
Universidade de Fortaleza
Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada
Av. Washington Soares, 1321
Bairro Edson Queiroz
CEP – 60.811-905
Fortaleza – Ceará
Fone: (85) 3477.3114 / 3174 / 3178
Fax: (85)3477.3215
Homepage: http://www.unifor.br/extensao
E-mail: extensao@unifor.br
Propagar conhecimentos sobre gestão, assessoria e consultoria na área da Fonoaudiologia Escolar/Educacional, determinantes de um processo de ensino e de aprendizagem formal comprometido com a responsabilidade social.
Específicos
Apreender e disseminar conceitos fundamentais para obtenção e manutenção de padrões comunicativos salutares;
Identificar estratégias de adaptação do contexto situacional, benéficas para instalação de arquétipos comunicativos otimizadores;
Promover educação em saúde comunicativa, através de conteúdos sensibilizadores, informativos e repletos de orientações pertinentes às vivências diárias;
Mobilizar responsáveis, discentes e comunidade para o processo de educação em saúde da comunicação humana;
Obter e gerar status de agentes multiplicadores de saúde;
Detectar precocemente a presença de alterações comunicativas, relacionadas à voz, linguagem, motricidade orofacial, deglutição e audição;
Propor estratégias interventivas, relativas a comunicação humana, a serem executadas/incorporadas no cotidiano;
Prevenir distúrbios da comunicação humana;
Gerir, coordenar, organizar e elaborar programas de saúde fonoaudiólogica escolar; e
Divulgar a atuação do fonoaudiólogo.
Público Alvo
Alunos e Graduados em Fonoaudiologia.
Calendário
Período de inscrições: Até 01 de outubro de 2011 ou enquanto houver vagas.
Período do curso: 8 de outubro a 12 de novembro de 2011.
INSCRIÇÕES: Clique AQUI e siga as instruções indicadas;
Confirmação de inscrição: Clique AQUI
Horário
8h às 12h e de 13h às 17h(Sábado)
Carga Horária
40h
Conteúdo Programático
UNIDADE I
SAÚDE, COMUNICAÇÃO E ESCOLA
O que é Comunicação? O que faz um fonoaudiólogo em minha escola?
A importância da comunicação nas relações sociais e educacionais
O aprender, o ensinar e a comunicação humana
A interdisciplinaridade na prática cotidiana
A importância do trabalho do Fonoaudiólogo Escolar para sociedade moderna
UNIDADE II
GESTÃO, ASSESSORIA E CONSULTORIA EM FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL/ESCOLAR
Diferenças entre: gerir, assessorar e dar consultoria
Papéis e funções assumidos pelo fonoaudiólogo dentro de uma instituição de ensino
Liderança
Formação de Equipes – Team Work – Net Work – Grupo X Agrupamento – Interdisciplinaridade
UNIDADE III
PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE/PREVENÇÃO NA FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL/ESCOLAR
Elaboração de Programas e Campanhas
Visão e Missão
Metas e Estratégias
Planos de Ação
Acompanhamento e Avaliação dos Resultados
Re-alinhamento do Programa
UNIDADE IV
A CARREIRA DO PROFISSIONAL FONOAUDIÓLOGO ESCOLAR: COMO GERIR?
Desenvolvimento de Habilidades e Competências
Metas e Estratégias Profissionais
Currículo e Mercado
Preparação para Entrevistas e Network
Marketing Pessoal e Etiqueta Profissional
UNIDADE V
ESTUDO DE CASO: PROVOZ no Combate ao Bicho Grito
Trabalhando com Projetos e Temas
PROVOZ: Programa de Saúde Vocal
Quem é o Bicho Grito?
Case: Análise
Sub-Projetos: O Grito do Bicho
Perspectivas e Horizontes no Campo da Fonoaudiologia Educacional/Escolar
Corpo Docente
Ellen Mara Nascimento Grangeiro
Possui graduação em Fonoaudiologia, com Bacharelado e Licenciatura pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1991); especialista em Fonoaudiologia - F1 pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina - UNIFESP/EPM (1992); especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa (2001); mestrado em Educação/Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC/SP (1999). Atualmente, é professora da Universidade de Fortaleza - UNIFOR no Curso de Graduação em Fonoaudiologia e assessora pedagógica da Divisão de Pós-Graduação desta IES. Ex-coordenadora da 1ª turma do Curso de Especialização em Fonoaudiologia Educacional da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e promoção da saúde comunicativa em escolas. Possui também certificação como Auditora Interna da Qualidade pela UNIFOR com Base na Norma ISO 19011:2002 - Curso da Série ISO 9001:2008, com amplo conhecimento em Gestão Educacional e treinamento pela SMART Technologies Inc. para uso do Software Smart Board (lousa interativa).
Vagas
30 Vagas
Forma de Pagamento
R$ 330,00 (trezentos e trinta reais).
À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD; imprima o boleto e
apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.
Certificado
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.
CLIQUE AQUI E VEJA AS INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE CURSOS DE EXTENSÃO
Informações
Universidade de Fortaleza
Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada
Av. Washington Soares, 1321
Bairro Edson Queiroz
CEP – 60.811-905
Fortaleza – Ceará
Fone: (85) 3477.3114 / 3174 / 3178
Fax: (85)3477.3215
Homepage: http://www.unifor.br/extensao
E-mail: extensao@unifor.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário