Fonoaudiologia

Minha foto
Fortaleza, Ceará
"A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A fonoaudiologia no tratamento do ronco e apnéia

Além de um problema social sério, que altera a convivência com o cônjuge ou com os amigos, tornando a pessoa alvo de brincadeiras, o ronco associado à apnéia aumenta muito a chance de desenvolver doenças que matam como o infarto do coração, arritmias e os derrames cerebrais.

Uma em cada oito pessoas ronca, com uma maior porcentagem no sexo masculino, tornando-se mais frequente com o avanço da idade e com o aumento do peso.

Mas quem pensa que o problema não tem solução, pode respirar aliviado. Atualmente existem vários tratamentos, comprovadamente eficazes para o problema. Um dos profissionais que pode ajudar na conquista da paz noturna é o fonoaudiólogo, que atua nos casos leves a moderados realizando a terapia miofuncional oral para adequar a postura, a sensibilidade, o tônus e mobilidade da musculatura da garganta, o aumento do diâmetro das VAS (Vias Aéreas Superiores) e também realiza com um trabalho de conscientização e mudança de hábitos que, consequentemente melhora o quadro clínico diurno e noturno e o melhor, garante qualidade de vida.

O tratamento promovido pelo fonoaudiólogo é baseado em séries de exercícios realizados todos os dias com resultados apresentados em cerca de três meses, afirma a fonoaudióloga Patrícia Teixeira Coimbra.
O paciente que sofre do problema, apresenta geralmente queixas de sonolência diurna, dores de cabeça ao acordar, mau humor, irritabilidade, engasgos durante a noite, boca seca, várias idas ao banheiro durante a noite, sono agitado e índices de hipertensão e colesterol que não melhoram.

Com a terapia, ainda de acordo com a fonoaudióloga, o paciente apresenta melhora de 60% dos sintomas, inclusive com melhora da pressão arterial e colesterol. Em muitos casos o tratamento elimina o ruído por completo e diminui o quadro de apnéia em 40%.
Segundo V.C.C, o acordar repetino várias vezes à noite desapareceu em 80% e a garganta seca teve uma grande melhora. A companheira dele também comemora a vitória e afirmaque o ronco atual é insignificante e não a acorda mais.

Mas é preciso atenção, porque em alguns casos, os exercícios deverão ser feitos como um complemento a outros tratamentos (como o uso de placas para o maxilar, o CPAP ou a perda de peso).

E para quem sofre com o problema, uma boa notícia em Montes Claros já existem excelentes profissionais especialistas em ronco e que podem ajudar na reconquista das noites de sono.á existem excelentes profissionais especialistas em ronco e que podem ajudar na reconquista das noites de sono.

Um comentário:

  1. Patrícia Teixeira Coimbra18 de março de 2012 às 10:35

    Agradeço pelo prestígio de postar minha reportagem. Sempre que precisar podemos trocar informações pois tenho algumas outras. E-mail: patriciafonoaudiologa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir